Atividade
Psicologia e racismo serão enfoque do 7° Consciência Negra UCPel
Tema será discutido em evento que ocorre nesta quarta-feira na sala 100 K do prédio Santa Margarida
Divulgação -
Criado por acadêmicos dos cursos de Serviço Social e Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o Consciência Negra UCPel: Amplie a Sua! chega à sétima edição. Neste ano, o tema tratado será Psicologia e racismo - Um debate necessário. A programação do evento, que ocorre nesta quarta-feira (7) no prédio Santa Margarida, conta com roda de conversa e mesa-redonda.
Conforme a professora Carla Ávila, o tema foi definido por integrantes do Grupo de Estudos e Trabalhos Questões Étnico-Raciais. “Estarão em pauta assuntos como relações étnico-raciais na saúde mental, no racismo e na saúde”, explica a docente. O Consciência Negra UCPel terá como convidados as psicólogas Thaíse Farias e Ayanna Bueno e o estudante de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Alex Schug, representantes da Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas.
Alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro em todo o território nacional, a data representa as lutas dos negros contra a discriminação racial. “É uma forma da ajudar no entendimento de que o racismo é algo estruturado na nossa sociedade”, analisa Carla. De acordo com a professora, o evento será oportuno para entender o momento de intolerância vivenciado no país. “Trata-se de pensar em como resistir e conviver melhor com as nossas diferenças.”
A atividade ocorrerá a partir das 18h na sala 100 K, no prédio localizado na rua Padre Anchieta, 1.274. O evento será aberto para toda a comunidade acadêmica. Interessados em certificado deverão investir R$ 5,00. As inscrições podem ser realizadas na Livraria Vanguarda, na rua Gonçalves Chaves, em frente à UCPel.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário